Casos de ensino em administração: Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus: estratégias de crescimento
Artigo principal Conteúdo
Resumo
O presente caso de ensino em Administração tem o objetivo de colocar o estudante no papel de decisor à frente de uma organização cooperativa agropecuária que busca alternativas estratégicas de crescimento, por meio do acesso a mercados internacionais visando incrementar a eficiência empresarial, melhorar a oferta de serviços aos seus associados e maximizar os benefícios proporcionados. O caso da Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus, baseado, sobretudo na coleta de dados primários, ilustra a situação experimentada pela organização em 2007, quando percebeu a necessidade de repensar suas atividades produtivas em face das oscilações verificadas no faturamento da organização em anos anteriores. A intensificação das exportações e a diversificação das atividades surgiram como alternativas estratégicas para alcançar os objetivos pretendidos. Nesse sentido, os fatos que descrevem a circunstância experimentada pelos dirigentes da Bom Jesus, complementados pelas teorias correlatas, amparam a análise e debates que possibilitarão aos estudantes identificarem e selecionarem a resposta estratégica mais adequada que definirá o quê, como e onde poderá ser comercializada sua produção, sem perder de vista os princípios do cooperativismo e a visão de crescimento da organização. O caso pode ser aplicado às disciplinas de Estratégia, Negócios Internacionais e Gestão do Agronegócio nos cursos de graduação e pós-graduação.
Histórico de Downloads
Não há dados estatísticos.
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Ritossa, C. M., Bulgacov, S., & Ferreira, J. M. (1). Casos de ensino em administração: Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus: estratégias de crescimento. Revista De Administração Contemporânea, 15(6), 1174-1188. https://doi.org/10.1590/S1415-65552011000600014
Seção
Casos de Ensino em Administração
Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à RAC. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nas versões em formato PDF do artigo.