Gestão de pessoas por competências: o caso de uma empresa do setor de telecomunicações



Artigo principal Conteúdo

Joel Souza Dutra
José Antonio Monteiro Hipólito
Cassiano Machado Silva

Resumo

A gestão de pessoas vem passando por amplo processo de transformação, na medida em que os sistemas tradicionalmente utilizados como referencial - centrados em cargos - vêm demonstrando fragilidades diante do ambiente turbulento e mutável pelo qual vêm passando as organizações, especialmente aquelas insertas em setores de vanguarda. A proposta deste artigo consiste na apresentação de um modelo capaz de balizar a gestão de pessoas de forma integrada, a despeito das pressões ambientais, estruturado a partir do conceito de competências. A aplicabilidade do modelo é testada a partir da análise de sua implementação numa empresa do setor de telecomunicações, o qual passou por profundas alterações nos últimos anos. O artigo começa com o resgate do conceito de competências, em suas diversas correntes teóricas, seguido pela apresentação do setor e da empresa estudados. Em seguida, listam-se os principais resultados esperados com a implementação do modelo e realiza-se uma análise do processo de implementação. A eficiência do modelo é checada a partir da percepção dos gerentes da organização estudada, que aponta para o sucesso do referencial, enquanto balizador das decisões inerentes à gestão de pessoas.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Dutra, J. S., Hipólito, J. A. M., & Silva, C. M. (1). Gestão de pessoas por competências: o caso de uma empresa do setor de telecomunicações. Revista De Administração Contemporânea, 4(1), 161-176. https://doi.org/10.1590/S1415-65552000000100009
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Joel Souza Dutra, Universidade de São Paulo

Doutor pela Universidade de São Paulo. Professor, Coordenador da Área de Recursos Humanos e do Programa de Gestão de Pessoas da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, além de Diretor-Instituidor da Fischer & Dutra Consultoria e Pesquisa S/C Ltda. Suas áreas de interesse em pesquisa são recursos humanos, gestão por competências, carreira, remuneração, desenvolvimento.

José Antonio Monteiro Hipólito, Universidade de São Paulo

Graduado em Administração de Empresas e Mestrando em Administração na Universidade de São Paulo. Consultor Sênior da Fundação Instituto de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo e da Fischer & Dutra Gestão Organizacional. Suas áreas de interesse em pesquisa são recursos humanos, gestão por competências, mudança organizacional, planejamento estratégico. 

Cassiano Machado Silva, Universidade de São Paulo

Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo. Consultor Júnior da Fundação Instituto de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo e da Fischer & Dutra Gestão Organizacional. Suas áreas de interesse em pesquisa são recursos humanos, gestão por competências, administração pública, reforma do Estado, mensuração de resultados em recursos humanos.