Editorial



Main Article Content

Clóvis L. Machado-da-Silva

Abstract

A Revista de Administração Contemporânea vem registrando aumento crescente de trabalhos submetidos diretamente à editoria para avaliação. Dos sete artigos que integram este número, boa parte foi selecionada desse grupo; completam esta seção artigos escolhidos do universo de trabalhos que constituem os Anais da ANPAD de 1998.

O primeiro artigo da seção é de Rebecca Arkader e trata da perspectiva das empresas fornecedoras de autopeças no contexto dos novos relacionamentos entre compradores e fornecedores industriais decorrentes das práticas da produção enxuta, no país. Ângela Denise Lemos e Luis Felipe Nascimento divulgam resultados de estudo de caso em empresa do Rio Grande do Sul, referentes à adoção de estratégias de Produção Mais Limpa, como forma de adequação aos novos padrões de produtos, exigidos pelo mercado consumidor. Alberto Luiz Albertin apresenta um novo modelo integrado de comércio eletrônico e os principais resultados da pesquisa realizada no setor bancário, mediante estudo de múltiplos casos, enfatizando as tendências desta aplicação de tecnologia de informação e sua relação com características do ambiente empresarial. Eduardo Henrique Diniz assinala a necessidade de análise de obstáculos tecnológicos, culturais, organizacionais e estruturais para o pleno desenvolvimento do comércio eletrônico, a fim de incrementar o entendimento de seus possíveis efeitos no ambiente de negócios. Luiz Fernando Paulillo analisa a forma de inserção do processo de terceirização nos complexos agroindustriais, em face de um contexto em que as ações do Estado perdem peso, à medida que as estratégias empresariais determinam uma nova conformação do setor citrícola do país. Tarcízio Rego Quirino estuda as decorrências da descentralização e suas ligações com o atendimento da demanda em organização de pesquisa agropecuária brasileira, procurando demonstrar os benefícios de investigações executadas de forma centralizada e descentralizada. Por fim, Lúcia Barbosa de Oliveira e Marcos Gonçalves Ávila apresentam os resultados de pesquisa sobre uma empresa privada nacional, que se reestruturou em unidades de negócio, indicando que a descentralização decorrente parece ter sido positiva, no sentido de atender aos objetivos estratégicos da organização.

O texto de autoria de Carlos Osmar Bertero, Miguel Pinto Caldas e Thomaz Wood Jr., que consta da seção documento, propicia elementos relevantes para o debate sobre o estado da arte da Administração no Brasil: aborda o tema da qualidade da pesquisa científica, com base na análise dos critérios utilizados na avaliação de trabalhos apresentados em congressos no país ou publicados em periódicos de referência da área. Em decorrência do estudo, os autores propõem um modelo genérico de critérios de avaliação, que consideram adaptável a diferentes contextos e finalidades. Argumentam, ainda, sobre a importância da utilização de critérios de avaliação mais claros e bem definidos para o fortalecimento do campo da Administração no Brasil.

Da mesma forma que em edições anteriores, espera-se que a composição deste número atenda às expectativas dos leitores e dos colaboradores da RAC.



Downloads

Download data is not yet available.


Article Details

How to Cite
Machado-da-Silva, C. L. (1). Editorial. Journal of Contemporary Administration, 3(1), 1. https://doi.org/10.1590/S1415-65551999000100001
Section
Editorial