Editorial



Main Article Content

Clóvis L. Machado-da-Silva

Abstract

Sete são os trabalhos que integram a seção artigos no presente número da Revista de Administração Contemporânea. O de Sérgio G. Lazzarini e outros analisa o mercado futuro de boi gordo na Bolsa de Mercadorias e Futuros, com o objetivo de testar o efeito de inovações contratuais e outras variáveis exógenas relativamente ao número de contratos e ao nível de negociação entre 1993 e 1996. Paulo A. Zawislak e associados verificam as características de um instrumento de gestão estratégica aplicado a uma empresa de médio porte do setor de autopeças no Rio Grande do Sul, chegando à conclusão que a informalidade predomina em praticamente todas as etapas do planejamento estratégico, à exceção da fase de projetos. Marcus Vinicius G. da Cruz descreve e analisa a produção do serviço de transporte público urbano por ônibus nas empresas operadoras de Belo Horizonte - MG, concluindo que a organização do trabalho se baseia fundamentalmente nas determinações do órgão gestor que atua na regulamentação do setor. Carlos Alberto F. Medeiros e Wayne T. Enders avaliam a relação entre padrões de comprometimento e performance individual no trabalho, a partir da validação do modelo de conceitualização do comprometimento organizacional como estrutura tridimensional, mediante entrevistas com 373 empregados e seus supervisores em 201 empresas dos setores industrial, comercial e de serviços no Rio Grande do Norte. Miramar Ramos M. Vargas, por meio de uma amostra de 1013 funcionários da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, procura identificar os tipos de configurações que representam as relações de poder nessa organização de pesquisa, com base na percepção de seus empregados, bem como verificar as relações existentes entre variáveis como tempo de organização e cargo e a percepção de poder dos empregados sobre a empresa. Humberto F. Martins explora a possibilidade de construção de base teórica acerca da burocracia pública não-estatal, organizações do terceiro setor voltadas à produção não-lucrativa de bens públicos, com base na proposição de que tal tipo de organização é relativamente mais apta ao atendimento do requisito da inserção social e menos apta ao atendimento do requisito da regulação política em bases universais. Ana Margarete Lemos e outros procuram identificar fatores do atual modelo de trabalho prisional no Rio Grande do Sul que dificultam a promoção da ressocialização dos apenados, propondo mudanças na concepção de estratégia do sistema penitenciário gaúcho para alcance de índices mais expressivos de ressocialização.

O texto que consta da seção documento foi solicitado a Norberto Hoppen com o objetivo de dar início à publicação na RAC de avaliações do estado da arte da Administração, no Brasil. A idéia básica da editoria é estimular a realização de avaliações da produção científica brasileira quer no campo da Administração como um todo quer em áreas específicas de conhecimento em Administração. Avaliações do estado da arte, como a realizada por Hoppen e associados, geralmente propiciam reflexões importantes para todos que estejam envolvidos com a produção de conhecimento em Administração no país. No caso do texto em tela o foco é a natureza e a qualidade da produção científica representada por 163 artigos publicados na área específica de Administração da Informação, no período entre 1990 e 1997.

Espera-se que a composição deste número atenda às expectativas dos leitores e dos colaboradores da RAC.



Downloads

Download data is not yet available.


Article Details

How to Cite
Machado-da-Silva, C. L. (1). Editorial. Journal of Contemporary Administration, 2(3), 1. https://doi.org/10.1590/S1415-65551998000300001
Section
Editorial