Post-acquisition changes beyond the dyad: power at the net level in cross-border acquisitions
Artigo principal Conteúdo
Resumo
Uma caracterÃstica da literatura sobre mudanças pós-aquisição é o seu caráter diádico, ou seja, a ênfase recai sobre os atores diretamente envolvidos na aquisição, comumente representados pelo adquirente e adquirida. Nesse sentido, atores que não pertencem à dÃade tais como fornecedores e compradores são relegados a um segundo plano. Porém, existe uma exceção nessa literatura. Recentemente, alguns autores nórdicos têm chamado atenção para o fato de que, se atores além da adquirente e adquirida não forem levadas em consideração, essas literaturas apresentará uma visão parcial de mudanças pós-aquisição. Em conseqüência, esses autores têm sugerido que mudanças que se seguem à s operações de aquisição devem ser analisadas em nÃvel da rede. Nesse artigo, pretendemos contribuir para uma melhor compreensão de mudanças pós-aquisição, trazendo à tona dois aspectos que têm recebido pouca atenção na literatura. Primeiro, mudanças pós-aquisição que extrapolam o nÃvel diádico parecem ocorrer em partes distintas das redes. Segundo, o poder relacional pode ser entendido como variável independente em mudanças pós-aquisição além da dÃade. Esses dois argumentos são ilustrados por três breves estudos de caso de aquisições internacionais que ocorreram no mercado brasileiro.
Histórico de Downloads
Não há dados estatÃsticos.
Não há dados estatÃsticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Rezende, S. F. L., & Duarte, R. G. (1). Post-acquisition changes beyond the dyad: power at the net level in cross-border acquisitions. Revista De Administração Contemporânea, 9(spe1), 87-108. https://doi.org/10.1590/S1415-65552005000500005
Seção
Artigos
Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à RAC. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nas versões em formato PDF do artigo.