Desenvolvimento de empresários em empresas de pequeno porte do setor hoteleiro: processo de aprendizagem, competências e redes de relacionamento



Artigo principal Conteúdo

Rivanda Meira Teixeira
Alison Morrison

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar o desenvolvimento dos empresários em empreendimentos de pequeno porte do setor hoteleiro e enfocar o processo de aprendizagem por meio da análise das competências percebidas como necessárias ao desempenho dos negócios, das necessidades de treinamento, de como esses empresários percebem que aprendem e, finalmente, de como as redes de relacionamento (networks) interferem no processo. Tem natureza exploratória, qualitativa e interpretativa. Entrevistas pessoais semi-estruturadas foram realizadas com 30 proprietários de empreendimentos hoteleiros de pequeno porte em Sergipe, que foram estimulados a explicar as suas respostas. A discussão do seu desenvolvimento reforça algumas das constatações observadas na literatura quanto às dificuldades de descobrir formas de aumentar o nível de competência gerencial desses empresários e identificar estratégias de estímulo ao aprendizado contínuo.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Teixeira, R. M., & Morrison, A. (1). Desenvolvimento de empresários em empresas de pequeno porte do setor hoteleiro: processo de aprendizagem, competências e redes de relacionamento. Revista De Administração Contemporânea, 8(1), 105-128. https://doi.org/10.1590/S1415-65552004000100006
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rivanda Meira Teixeira, Cranfield University

Doutora em Administração pela Cranfield University na Inglaterra e Mestre em Administração pela COPPEAD da Universidade Federal do no Rio de Janeiro (UFRJ). Realizou pós doutorado em Turismo na Bournemouth University na Inglaterra e também em Gerenciamento de Pequenas Empresas do Setor Turístico na Strathclyde University, na Escócia. Professora do Departamento de Administração da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Suas áreas de interesse em pesquisa: pequenas empresas, empreendedorismo, gerenciamento em turismo e metodologia de pesquisa em administração.

Alison Morrison, University of Strathclyde

Doutora em Administração, Professora e Coordenadora do Doutorado de Hospitality Management na Scottish Hotel School, da University of Strathclyde em Glasgow, na Escócia. Suas áreas de interesse em pesquisa são empreendedorismo, empresas familiares, pequenas empresas e gerenciamento em turismo.