Análise estratégica sob ótica relacional: enfocando grupos e blocos estratégicos
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Resumo
Este artigo apresenta os resultados de pesquisa primária que buscou analisar o impacto das alianças e redes estratégicas na conduta e no desempenho de empresas situadas em um grupo estratégico - entendido como conjunto de empresas que competem mais acirradamente entre si por terem compromissos semelhantes de escopos e recursos. Esta análise relacional foi realizada no âmbito de um estudo de casos múltiplos, em um setor do agronegócio brasileiro, com o auxÃlio do conceito de bloco estratégico - empresas estruturalmente semelhantes e mais densamente conectadas do que as demais na indústria, constituindo, assim, uma rede. Aplicaram-se indicadores pertinentes a estrutura, modalidade e composição de redes ao caso de empresas que constituÃam, na indústria de suco de laranja, simultaneamente grupo e bloco estratégico. Os resultados mostraram que a análise relacional de grupos estratégicos complementa a análise tradicional - posicionamento ou resource-based - das implicações estratégicas de fatores organizacionais e macro-ambientais especÃficos à s empresas do grupo. Também mostraram que as redes capacitam a empresa situada em um grupo estratégico a ultrapassar as barreiras intergrupais, na medida em que complementam capacidades, provêem acesso a informações relevantes, proporcionam economias de escala e ajudam a gerenciar riscos e incertezas.
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Troccoli, I. R., & Macedo-Soares, T. D. L. v. A. (1). Análise estratégica sob ótica relacional: enfocando grupos e blocos estratégicos. Revista De Administração Contemporânea, 8(1), 55-78. https://doi.org/10.1590/S1415-65552004000100004
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Artigos
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