Redes estratégicas virtuais: fatores críticos de sucesso



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Claudio Pitassi
T. Diana L. v. A. de Macedo-Soares

Resumo

O objetivo deste artigo é compartilhar os resultados de uma pesquisa exploratória, com vistas à identificação de fatores críticos de sucesso para a gestão efetiva de empresas que atuam em redes estratégicas virtuais - comunidades virtuais com objetivos estratégicos. A pesquisa envolveu um levantamento das empresas líderes no país e uma extensa revisão da literatura. O levantamento das percepções dos executivos forneceu evidências, sugerindo que menos de 20% das empresas líderes atuam em redes virtuais, destacando como motivos para tanto o marketing e a otimização da cadeia de suprimento. Indicou, outrossim, que os maiores investimentos são dedicados à construção de uma infra-estrutura de tecnologia de informação apropriada e à adequação da cultura organizacional à gestão de empresas em redes virtuais. Por sua vez, a revisão da literatura contribuiu para o referencial teórico da pesquisa com subsídios para o desenvolvimento de uma tipologia de redes estratégicas virtuais, para auxiliar na identificação dos fatores críticos de sucesso. Como resultado das investigações, é proposto um arcabouço para orientar a definição das condições necessárias ao estabelecimento dos diferentes tipos de redes virtuais e são identificados fatores críticos em função das características de virtualidade de cada tipo.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Pitassi, C., & Macedo-Soares, T. D. L. v. A. de. (1). Redes estratégicas virtuais: fatores críticos de sucesso. Revista De Administração Contemporânea, 7(spe), 75-99. https://doi.org/10.1590/S1415-65552003000500005
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Claudio Pitassi, Claremont Graduate School

Mestre em Administração pela Claremont Graduate School, USA, e Doutorando em Administração na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing, além de Gerente de Gestão da Informação da Companhia Vale do Rio Doce. Suas áreas de interesse em pesquisa são estratégia, o papel da tecnologia da informação nas estratégias empresariais, redes virtuais.

T. Diana L. v. A. de Macedo-Soares, Universidade de Montreal

Ph.D. em Filosofia Econômica e Social pela Universidade de Montreal, Canadá. Professora Associada e Coordenadora de Pesquisa do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, além de Membro Eleito da New York Academy of Sciences e Membro Sênior da American Society for Quality. Suas áreas de interesse em pesquisa são estratégia, modelos de gestão estratégica, gestão da qualidade, perspectiva relacional na gestão estratégica.