Editorial



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Tomás de Aquino Guimarães

Resumo

A Diretoria da ANPAD e o Conselho Editorial da RAC anunciam com satisfação que a partir deste número a professora Eloise Helena Livramento Dellagnelo, do Curso de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina, passa a integrar a equipe de editores associados da revista. A professora Eloise contribuirá com os editores na seleção de material para publicação e, de forma mais específica, com o professor Roberto Costa Fachin na escolha e organização de trabalhos para a Seção Documentos e Debates. Assim ela é mais uma colega de reconhecida dedicação e competência que se une a nós na constante busca de melhoria do nível de qualidade da revista.

A Seção Artigos deste número contém oito textos. Ela se inicia com o trabalho de Cesar Alexandre de Souza e Ronaldo Zwicker, no qual relatam resultados obtidos em pesquisa exploratória realizada em 53 empresas brasileiras, usuárias do sistema R/3 da SAP, e a maneira como as características da empresa e do projeto influem na decisão pelo modo de operação e se relacionam com o tempo necessário para a implementação do sistema. No segundo artigo, Alvaro Tamayo e Tatiane Paschoal propõem um modelo para aprimorar programas de motivação no trabalho a partir do perfil motivacional do trabalhador, tendo como pressuposto básico que as estratégias de motivação laboral são mais eficientes quando correspondem a metas e valores do indivíduo. O terceiro artigo, de autoria de André Cauduro D'Angelo, apresenta discussão sobre os aspectos éticos relacionados com o papel do marketing no sistema capitalista de produção e com as atividades de precificação, propaganda e vendas, concluindo que os atores da área tendem a se mover em 'certa zona de amoralidade', deixando que o mercado e a sociedade julguem suaspráticas. Na seqüência, Érika Rodrigues Magalhães Lacerda e Gardênia Abbad testam um modelo de avaliação de impacto do treinamento no trabalho, e verificam que o referido impacto é explicado, do ponto de vista dos participantes de 28 cursos, pelas variáveis Suporte Psicossocial, Valor Instrumental do Treinamento e Reação do Participante ao Instrutor. No quinto artigo, Francine da Silveira Espinoza e Adriana Shizue Hirano procuram analisar a estrutura dos atributos considerados importantes pelos consumidores no momento da decisão de compra, à luz de algumas tipologias existentes. Para tanto, efetuam uma pesquisa exploratória, cujos resultados revelam que tais atributos do produto são avaliados pelos consumidores em quatro dimensões, conforme previsto na literatura especializada. Em seguida, Diana Macêdo Matos e Heber José de Moura expõem uma proposta de metodologia de caráter interdisciplinar, baseada na Teoria da Decisão, mediante aplicação do Método de Análise Hierárquica para estimativa do custo de capital próprio, ilustrando a sua utilização em uma indústria de médio porte e de capital fechado do Estado do Ceará. No seu artigo Moacir Sancovschi e Felipe Faissol Janot de Matos avaliam julgamentos sobre gerenciamento de lucros de uma amostra de profissionais envolvidos com administração de empresas no Brasil e os comparam com julgamentos de administradores, contadores e demais profissionais de empresas sediadas nos Estados Unidos. Eles constatam que os entrevistados consideram eticamente aceitáveis as decisões operacionais tomadas para gerenciar lucros, embora com algumas reservas não condenam a adoção de práticas contábeis empregadas para a mesma finalidade, e que os profissionais norte-americanos, em comparação com os brasileiros, discriminam com maior clareza essas duas maneiras de gerenciar lucros. Por fim, Romualdo Douglas Colauto e Ilse Maria Beuren propõem uma metodologia de avaliação da gestão de conhecimento em organização hospitalar, buscando a consistência entre informações dos indicadores com o planejamento e o processo de tomada de decisão estratégica.

Na Seção Documentos e Debates, Carlos Alberto Freire Medeiros, Lindolfo Galvão de Albuquerque, Michella Siqueira e Glenda Michelle Marques descrevem o estado da arte da produção científica brasileira em Comprometimento Organizacional, com base nos artigos relacionados ao tema publicados nos anais do ENANPAD no período de 1993 a 2001. Eles apresentam e discutem as principais vertentes do comprometimento, as agendas de pesquisa, avanços e lacunas da pesquisa brasileira na área, e sugerem no final uma nova agenda de pesquisa.

Na Seção Casos de Ensino em Administração, Tereza Cristina Janes Carneiro discute o dilema da Natura, empresa que adota uma política de vendas diretas de produtos de beleza, em face do crescimento da Internet como atalho de vendas. O caso também tem como objetivo educacional discutir o papel da Internet no futuro das empresas e a dificuldade de transformação dos negócios baseados em relacionamento em negócios baseados em tecnologia.

A Seção Resenhas Bibliográficas se inicia com os comentários de Marcelo Milano Falcão Vieira acerca do livro Mudança Organizacional: Teoria e Gestão, coletânea organizada por Suzana Maria Valle Lima. Em seguida, Roberto Gonzales Duarte revisa o livro Fusões e Aquisições no Brasil: Entendendo as Razões dos Sucessos e Fracassos, de autoria de Betania Tanure de Barros e colaboradores. São incluídas ainda neste número quatro Notas Bibliográficas dos livros Tempos de Desconstrução: Evolução e Transformação nas Empresas - Um Estudo da Telemig/Telemar Minas, organizado por Suzana Braga Rodrigues, Alexandre de Pádua Carrieri e Talita Ribeiro da Luz; Against Management, de autoria de Martin Parker; Objetivo Competência: por Uma Nova Abordagem, de autoria de Philippe Zarifian; e Cercas e Janelas: na Linha de Frente do Debate sobre Globalização, de autoria de Naomi Klein.

Boa leitura, Feliz Natal e um 2004 repleto de bons textos para todos.



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Como Citar
Guimarães, T. de A. (1). Editorial. Revista De Administração Contemporânea, 7(4), 1-2. https://doi.org/10.1590/S1415-65552003000400001
Seção
Editorial