Um modelo de previsão de solvência utilizando regressão logística



Artigo principal Conteúdo

João Alberto Minussi
Cláudio Damacena
Walter Lee Ness Jr.

Resumo

O processo de entrada de novos bancos estrangeiros no mercado brasileiro, aliado à estabilidade monetária do país, está requerendo do sistema financeiro uma mudança em seu perfil de atuação, principalmente na área de crédito. Neste sentido, este artigo representa uma importante contribuição ao apresentar os resultados do teste e comprovação de uma nova técnica (regressão logística) para avaliar o risco de crédito. Esta ferramenta estatística se mostrou mais robusta em relação a outras técnicas utilizadas em trabalhos desta natureza. Ademais, as características da amostra (tamanho, perfil e origem) consubstanciam-se como diferenciais deste estudo em relação aos anteriores, pois foram utilizados 323 clientes de uma instituição financeira, identificados como empresas do setor industrial. Em função da revisão da literatura, foram selecionados 49 indicadores financeiros para a análise de solvência. Através da aplicação da análise estatística, conhecida como regressão logística, foi obtido o modelo econométrico de previsão de solvência, composto por 5 variáveis. A precisão deste modelo foi bastante alta, pois 94,85% das empresas foram classificadas corretamente. A validação do modelo foi realizada por meio do método conhecido como cross-validation, ou seja, a subdivisão da amostra original: uma para a definição do modelo e outra para a sua validação.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Minussi, J. A., Damacena, C., & Ness Jr., W. L. (1). Um modelo de previsão de solvência utilizando regressão logística. Revista De Administração Contemporânea, 6(3), 109-128. https://doi.org/10.1590/S1415-65552002000300007
Seção
Artigos
Biografia do Autor

João Alberto Minussi, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em convênio com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor do Curso de Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Suas áreas de interesse em pesquisa são risco de crédito, mercado financeiro internacional.

Cláudio Damacena, Universidade de Córdoba

Doutor em Ciências Econômicas e Empresariais pela Universidade de Córdoba, Espanha. Professor do Mestrado em Administração e em Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Suas áreas de interesse em pesquisa são marketing, métodos quantitativos.

Walter Lee Ness Jr., Massachusetts Institute of Technology

Doutor em Administração pelo Massachusetts Institute of Technology, USA. Professor Associado de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Suas áreas de interesse em pesquisa são mercado de capitais, instituições financeiras.