Gestão estratégica com responsabilidade social: arcabouço analítico para auxiliar sua implementação em empresas no Brasil



Artigo principal Conteúdo

Renata Buarque Goulart Coutinho
T. Diana L. v. A. Macedo-Soares

Resumo

Seguindo uma tendência mundial, as empresas no Brasil estão cada vez mais preocupadas com a responsabilidade social. Sendo assim, passam a contemplar mudanças organizacionais de implicações estratégicas profundas. Parte-se da premissa de que, para serem efetivas, tais mudanças devem estar alinhadas com a estratégia de negócios da empresa. O objetivo deste artigo é compartilhar os resultados de pesquisa bibliográfica e documental nas áreas de negócios e sociedade e gestão estratégica, com vistas a desenvolver um conjunto de ferramentas conceituais que possa auxiliar na formulação e implementação mais eficaz de estratégias de negócios direcionadas à responsabilidade social, no contexto brasileiro. Primeiro apresenta-se o arcabouço analítico em questão, construído por meio da síntese de elementos pertinentes de ambas as áreas de conhecimento. Depois, fornece-se um exemplo de como este pode ser utilizado para auxiliar a análise das mudanças a serem realizadas, a fim de que as práticas de responsabilidade social estejam alinhadas com a estratégia de negócios da empresa e, desta forma, possam contribuir para sua efetividade.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Coutinho, R. B. G., & Macedo-Soares, T. D. L. v. A. (1). Gestão estratégica com responsabilidade social: arcabouço analítico para auxiliar sua implementação em empresas no Brasil. Revista De Administração Contemporânea, 6(3), 75-96. https://doi.org/10.1590/S1415-65552002000300005
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Renata Buarque Goulart Coutinho, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestre e Doutoranda em Administração de Empresas na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Suas áreas de interesse em pesquisa são ética, responsabilidade social corporativa, desenvolvimento social.

T. Diana L. v. A. Macedo-Soares, Universidade de Montreal

Ph.D. em Filosofia pela Universidade de Montreal, Canadá. Professora Associada e Coordenadora de Pesquisa do Departamento de Administração do Instituto de Administração e Gerência da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, além de Membro da New York Academy of Sciences, da Strategic Management Society e da Strategic Planning Society, USA, Membro Sênior da American Society for Quality, USA, e Membro da Câmara de Comércio Americana. Suas áreas de interesse em pesquisa são estratégias competitivas e colaborativas, metodologia de pesquisa.