Editorial

Main Article Content

César Gonçalves Neto

Abstract

A presente edição da Revista de Administração Contemporânea vem com dez artigos. No primeiro, Marcos Dutra e Richard Saito procuram identificar o perfil dos conselhos de administração de 142 companhias brasileiras, avaliando o grau de independência do conselho de administração em relação aos acionistas controladores. O trabalho de José Geraldo Barbosa e Josir Simeone Gomes procura avaliar, em três empresas brasileiras do setor de serviços, a importância que elas atribuem a seus ativos/recursos intangíveis. Já o trabalho de Cristiane Santos e Carlos Alberto Rossi examina o impacto do gerenciamento de reclamações na confiança e na lealdade do consumidor, em trocas de serviços relacionais. José Célio Andrade analisa as interações da Aracruz Celulose com stakeholders durante o processo de formação de estratégias sócio-ambientais corporativas no que tange, particularmente, às demandas de mercado, de regulação e de comunicação. Já Maria Ceci Misoczky examina práticas inovadoras que expandiram a participação popular no processo decisório e os direitos sociais, utilizando casos do Programa de Saúde Mental de Belo Horizonte e do Orçamento Participativo de Porto Alegre. O objetivo é compreender até que ponto o desenvolvimento de políticas inclusivas e a relação entre cidadania ativa e governo local estão criando uma formação político-organizacional neste nível de governo. Decio Zylbersztajn discute o tema da ética nas organizações sob a ótica da Nova Economia Institucional. No seu estudo ele aborda a questão da sustentatibilidade da atitude ética, analisa o conflito entre acionistas e stakeholders, discute os códigos de ética nas organizações e o papel do Estado como redutor de custos de transação. O artigo de Elizabeth Loiola e Maria Célia Rocha discute os fatores que condicionaram os processos de aprendizagem dos membros da Comissão de Seleção de Ferramenta CASE para o Estado da Bahia. Gabriela Ferreira e Antonio Domingos Padula tratam da cadeia da carne bovina do Rio Grande do Sul, com o objetivo de estudar novas formas de organização que estão sendo nela estabelecidas. O estudo de Denize Grzybovski, Roberta Boscarin e Ana Maria Migott investiga o estilo de gerenciamento da mulher executiva nas empresas familiares de Passo Fundo (RS), correlacionando-o ao perfil das mulheres gerentes. O último artigo, de autoria de Arménio Rego, procura mostrar como diferentes dimensões de justiça explicam o comprometimento afetivo dos professores universitários com as suas instituições. Foi recolhida uma amostra de 309 professores oriundos de instituições portuguesas.

Finalmente, é com alguma tristeza que informo aos leitores que razões de ordem pessoal me levam a deixar o cargo de editor da RAC. Agradeço o interesse dos nossos leitores e o trabalho dos nossos consultores editoriais. Agradeço ainda a confiança em mim depositada pela Diretoria da ANPAD e o interesse dos editores associados que comigo trabalharam desde maio de 2001. Agradeço em particular à Profa. Valéria Silva da Fonseca, por seu incansável trabalho como editora executiva. Tenham todos vocês, colegas e leitores, a certeza que mesmo de longe estarei torcendo para o sucesso continuado da nossa RAC. Como sempre, espero que esta edição atenda às expectativas dos nossos leitores.



Downloads

Download data is not yet available.


Article Details

How to Cite
Gonçalves Neto, C. (1). Editorial. Journal of Contemporary Administration, 6(2), 2. https://doi.org/10.1590/S1415-65552002000200002
Section
Editorial