Estudo do desempenho pessoal e organizacional: bases para o desenvolvimento de equipe de consultores



Artigo principal Conteúdo

José Carlos Zanelli

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de gerar informações consistentes, por meio de instrumentos e procedimentos orientados pelos referenciais das organizações de aprendizagem, para o estabelecimento de alternativas de intervenção que visam a transformar o grupo em equipe. Uma organização de aprendizagem melhora o conhecimento e o entendimento do próprio grupo e de seu ambiente, ao longo do tempo, ao facilitar e fazer uso da aprendizagem de seus membros individuais. O pesquisador usou diferentes instrumentos e procedimentos por meio dos quais pôde apreender as informações: entrevistas, observações, técnicas projetivas, matriz de relações, mapeamentos conceituais e confrontações. Os resultados, em essência, confirmam a suposição inicial. Os conflitos interpessoais permeiam os processos grupais em muitos aspectos. Os fatores estão associados à indefinição de objetivos, de políticas e de critérios de liderança. As conclusões indicam que o método foi efetivo ao gerar informações coerentes, como base para o planejamento das próximas etapas do trabalho.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Zanelli, J. C. (2018). Estudo do desempenho pessoal e organizacional: bases para o desenvolvimento de equipe de consultores. Revista De Administração Contemporânea, 1(2), 121-143. https://doi.org/10.1590/S1415-65551997000200007
Seção
Artigos
Biografia do Autor

José Carlos Zanelli, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de Psicologia e dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia e em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina, e também coordena o Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Comportamento Humano nas Organizações dessa universidade. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Psicologia pelo Instituto Metodista deEnsino Superior e Psicólogo pela Universidade de Brasília. Áreas de interesse em pesquisa: comportamento humano em organizações, relações de trabalho, carreiras profissionais, aprendizagem organizacional, consultoria organizacional.