Estimando o prêmio de mercado brasileiro



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Walter Gonçalves Junior
Ricardo Ratner Rochman
William Eid Junior
Luciana Ribeiro Chalela

Resumo

Investimentos de risco pressupõem que, em média, os ganhos sejam superiores aos obtidos por ativos livres de risco, diferencial este tradicionalmente denominado prêmio de mercado; sua importância é indiscutível para investidores nas decisões quanto à exposição aos riscos da Bolsa, para gestores de empresa, ao selecionar projetos, ou ainda para órgãos governamentais na regulação de concessionárias e na supervisão dos fundos de pensão; tal aplicabilidade demanda, entretanto, valores confiáveis para uso nos modelos. No presente trabalho são analisadas estimativas segundo três abordagens distintas, compreendendo o período de janeiro de 1996 a dezembro de 2008: na histórica, os valores encontrados variaram de 5% a 7% para os índices IBrX e FGV-100; na prospectiva (que reflete prêmios esperados) obteve-se 3,35%; por fim, na indireta (ou por modelos de mercado), encontraram-se prêmios negativos, algo inesperado porém significativo.

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Como Citar
Gonçalves Junior, W., Rochman, R. R., Eid Junior, W., & Chalela, L. R. (1). Estimando o prêmio de mercado brasileiro. Revista De Administração Contemporânea, 15(5), 931-954. https://doi.org/10.1590/S1415-65552011000500009
Seção
Artigos