Avaliação da organização logística em empresas da cadeia de suprimento de alimentos: indústria e comércio



Artigo principal Conteúdo

César Roberto Lavalle da Silva
Paulo Fernando Fleury

Resumo

O objetivo deste artigo é avaliar o estágio de desenvolvimento da organização logística de empresas industriais e comerciais, pertencentes à cadeia de suprimento do setor alimentício. A utilização do modelo analítico desenvolvido por Bowersox e Daugherty (1992), e adaptado por Lavalle (1995), permitiu comparar o segmento industrial e comercial desta cadeia de suprimento, no que diz respeito ao grau de sofisticação da organização logística. A análise dos dados obtidos por meio de pesquisa de campo indica que, relativamente às empresas comerciais, as empresas industriais tendem a ter operações logísticas mais complexas; como conseqüência, buscam maior nível de flexibilidade operacional. Segundo o modelo adotado, o nível de flexibilidade, por sua vez, está diretamente relacionado ao nível de sofisticação da organização logística.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, C. R. L. da, & Fleury, P. F. (1). Avaliação da organização logística em empresas da cadeia de suprimento de alimentos: indústria e comércio. Revista De Administração Contemporânea, 4(1), 47-67. https://doi.org/10.1590/S1415-65552000000100004
Seção
Artigos
Biografia do Autor

César Roberto Lavalle da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Graduado em Engenharia Mecânica pela Reading University, UK. Pesquisador do Centro de Estudos em Logística do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de Vice-Presidente da Roundtable Brasil do Council of Logistics Management. Suas áreas de interesse em pesquisa são serviço ao cliente e organização logística.

Paulo Fernando Fleury, Loughborough University of Technology

Ph.D. em Administração Industrial pela Loughborough University of Technology, UK. Professor da Cátedra Ipiranga de Estratégia de Operações e Diretor do Centro de Estudos em Logística do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro, além Presidente da Roundtable Brasil do Council of Logistics Management. Suas áreas de interesse em pesquisa são logística empresarial e estratégia de operações.