Perfil do executivo no mercado globalizado



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Simone Echeveste
Berenice Vieira
Débora Viana
Guilherme Trez
Carlos Panosso

Abstract

The globalization process has led the Brazilian transnational companies to redefine their executives' profiles. Implementing these changes requires specific knowledge and capabilities in order to act in the current business environment. Presently, the goal of the study is to describe the profile of the executive facing the demands of a global market. We emphasized the main attributes that this executive must have as described by the visionaries of the top 500 companies ranking from Exame Magazine (1997). To do this we implemented a descriptive research in two stages: (1) an exploratory research which generated the attributes that will be evaluated and; (2) a quantitative stage to measure the degree of importance for each indicator.The executive principal attributes on the global market are: integrity, strategic view, leadership, business operations knowledge, ability to make decisions, ability to negotiate and coordinate team efforts, profit mindedness, ability to understand social and professional ethical questions, motivation, proactivity and the skills to manage interpersonal relationships.

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How to Cite
Echeveste, S., Vieira, B., Viana, D., Trez, G., & Panosso, C. (1). Perfil do executivo no mercado globalizado. Journal of Contemporary Administration, 3(2), 167-186. https://doi.org/10.1590/S1415-65551999000200009
Section
Articles
Author Biographies

Simone Echeveste, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em Estatística e Mestranda em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Universidade Luterana do Brasil e da Faculdade Cenecista de Ciências Administrativas, além de Pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Suas áreas de interesse em pesquisa são comportamento do consumidor, qualidade em serviços, metodologia da pesquisa em marketing.

Berenice Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Bacharel em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Mestranda em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Curso de Comércio Exterior da Unidade Integrada Vale do Taquari de Ensino Superior e da Faculdade Cenecista de Ciências Administrativas, além de Analista de Sistemas da PROCERGS. Suas áreas de interesse em pesquisa são sistemas de informação gerenciais, comércio eletrônico via Internet e utilização de ambientes multimídia.

Débora Viana, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Publicidade pela Universidade Federal de Santa Maria e Mestranda em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Curso de Administração de Empresas da Faculdade Cenecista de Ciências Administrativas, além de Pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Suas áreas de interesse em pesquisa são marketing de relacionamento, metodologia da pesquisa em marketing e comportamento do consumidor organizacional. 

Guilherme Trez, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado e Mestrando em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Suas áreas de interesse em pesquisa são estratégia competitiva e qualidade em serviços.

Carlos Panosso, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Graduado em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Mestrando em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor da FEVALE e Diretor da Federação do Comércio Varejista do Rio Grande do Sul, com interesse em pesquisa na área de negociação comercial.