Subsídios à tomada de decisão da escolha da modalidade para o planejamento dos transportes no estado do Paraná



Artigo principal Conteúdo

Ricardo Silveira Martins
José Vicente Caixeta Filho

Resumo

Os canais de comercialização de grãos e farelo de soja convivem com a separação geográfica entre produção e consumo ou exportação no Estado do Paraná. Nesse sentido, o aprimoramento da oferta dos serviços de transporte é instrumento particularmente interessante na construção da competitividade das commodities, em cujos mercados prevalecem como padrão de concorrência o preço. Esse estudo utilizou modelos de racionalização do uso da infra-estrutura de transporte, com base nos fretes, para balizar a avaliação entre a distribuição modal socialmente desejável e aquela efetivamente observada. Os resultados obtidos sinalizaram para o incremento muito significativo na utilização das ferrovias. Em decorrência do desvio em relação à situação efetivamente observada, sugere-se que haja esforços dos órgãos de planejamento dos transportes para o aprimoramento de outros aspectos associados ao transporte ferroviário, tais como pontualidade, perdas e condições gerais de acondicionamentos, o que talvez tenha mais facilidade de ser implementado, em face da gestão privada das ferrovias paranaenses. Isso poderia fazer convergir interesses particulares dos usuários e interesses públicos.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Martins, R. S., & Caixeta Filho, J. V. (1). Subsídios à tomada de decisão da escolha da modalidade para o planejamento dos transportes no estado do Paraná. Revista De Administração Contemporânea, 3(2), 75-96. https://doi.org/10.1590/S1415-65551999000200005
Seção
Artigos de Pesquisa
Biografia do Autor

Ricardo Silveira Martins, Universidade de São Paulo

Doutor em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo. Professor do Departamento de Economia da Universidade do Oeste do Paraná. Suas áreas de interesse em pesquisa são economia dos transportes, economia agrícola, logística na agroindústria.

José Vicente Caixeta Filho, Christian-Albrechts-Universitäzu Kiel

Doutor em Engenharia, com Pós-Doutorado pela Christian-Albrechts-Universitäzu Kiel, Alemanha. Professor do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo. Suas áreas de interesse em pesquisa são pesquisa operacional, logística de transporte, sistemas de informações voltados ao setor de transporte de cargas agrícolas.