Análise do relacionamento entre a contabilidade gerencial e o processo de planejamento das organizações brasileiras
Artigo principal Conteúdo
Resumo
Este estudo tem por objetivo investigar a existência de relacionamento entre os perfis da contabilidade gerencial e os perfis de planejamento de empresas brasileiras por meio de uma pesquisa de campo efetuada durante o ano de 2002, entre as empresas médias e grandes do ambiente empresarial brasileiro. A amostra foi obtida a partir da abordagem probabilÃstica, dentro de um universo de 2.281 empresas. O construto levou em conta os avanços conceituais disponÃveis, a aplicação do AHP (Analytic Hierarchy Process) e, através da técnica estatÃstica de cluster analysis, os atributos da contabilidade gerencial das entidades foram agrupados em três diferentes perfis, sendo posteriormente aplicado o teste da mediana, com o objetivo de testar a significância estatÃstica de tais diferenças. Como conclusão, pode-se afirmar que os perfis da contabilidade gerencial têm relacionamento com os perfis de aderência conceitual do planejamento estratégico e orçamento das entidades analisadas.
Histórico de Downloads
Não há dados estatÃsticos.
Não há dados estatÃsticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Frezatti, F., Guerreiro, R., Aguiar, A. B. de, & Gouvêa, M. A. (1). Análise do relacionamento entre a contabilidade gerencial e o processo de planejamento das organizações brasileiras. Revista De Administração Contemporânea, 11(spe2), 33-54. https://doi.org/10.1590/S1415-65552007000600003
Seção
Artigos
Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à RAC. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nas versões em formato PDF do artigo.