Redes de empresas: proposta de uma tipologia para classificação aplicada na indústria de cerâmica de revestimento



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Valmir Emil Hoffmann
F. Xavier Molina-Morales
M. Teresa Martínez-Fernández

Resumo

Este artigo se insere no contexto da atualização da temática das redes de empresas presente na Academia nestes tempos. Seu objetivo é propor uma tipologia para a classificação das redes de empresas. Esta tipologia deriva da literatura consultada e dos casos estudados, vinculando-a a quatro indicadores: direcionalidade, localização, formalização e poder. Para a ilustração da aplicação desta tipologia foram consideradas três redes dentro da indústria de cerâmica de revestimento, duas no Brasil e uma na Espanha. A partir dos dados levantados com distintos instrumentos, como questionários, entrevistas não dirigidas e pesquisa bibliográfica, pôde-se aplicar a tipologia e inferir sobre a especificidade de cada rede e seu grau de aproximação com aquela considerada mais ajustada à tipologia proposta. Este exercício mostrou as diferenças entre essas redes, como, por exemplo, o fato de em uma mesma indústria, e até dentro de um mesmo país, as redes podem ser estruturas singulares e similares ao mesmo tempo. Mostrou também que, utilizando uma rede como referência, pode-se analisar a aproximação de outras redes de empresas a essa referência. A proposta ampliou a leitura de classificação que vinha sendo aplicada para além dos eixos de direcionalidade e formalização.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Hoffmann, V. E., Molina-Morales, F. X., & Martínez-Fernández, M. T. (1). Redes de empresas: proposta de uma tipologia para classificação aplicada na indústria de cerâmica de revestimento. Revista De Administração Contemporânea, 11(spe1), 103-127. https://doi.org/10.1590/S1415-65552007000500006
Seção
Artigos
Biografia do Autor

F. Xavier Molina-Morales, Universitat Jaume I de Castelló Facultat de Ciencias Jurídicas y Económicas

Doutor em Administração pela Facultat de Ciencias Jurídicas y Económicas da Universitat Jaume I de Castelló. Professor Titular da Universitat Jaume I. Suas áreas de interesse em pesquisa são distritos industriais, inovação, capital social

M. Teresa Martínez-Fernández, Universitat Jaume I de Castelló Facultat de Ciencias Jurídicas y Económicas

Doutora em Administração pela Facultat de Ciencias Jurídicas y Económicas da Universitat Jaume I de Castelló. Professora Assistente da Universitat Jaume I. Suas áreas de interesse em pesquisa são relações inter-organizacionais e configurações organizacionais na indústria cerâmica e no turismo