A imagem do trabalho: um estudo qualitativo usando fotografia em grupos focais
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Resumo
A foto é um tipo de imagem usada para investigar os significados atribuÃdos pelo homem, por meio de técnicas de registro, feedback, fotografia do autor, ou modelo (Neiva-Silva & Koller, 2002). O objetivo da pesquisa foi usar fotos como modelo para analisar a imagem atual do trabalho. Os 50 participantes foram divididos em 10 grupos focais de atuação diversa no mercado de trabalho: formação, seleção, profissionais de nÃvel superior, e profissionais formais e informais pouco qualificados. Foram usadas 36 fotos coloridas e 96 fotos preto e branco de pessoas em situação de trabalho para serem escolhidas pelos participantes. Os participantes anotaram individualmente os números das fotos escolhidas e registraram em poucas palavras o que havia de significativo em cada uma. Os registros foram investigados por técnicas de análise de conteúdo temático. A análise indutiva identificou três categorias (temas) de respostas: i) macrocontexto do trabalho, ii) atributo do trabalhador e iii) setor da economia. Concluiu-se que a imagem do trabalho está fortemente associada a discussões de macrocontexto e de atributos do trabalhador, independentemente do grupo. Os profissionais de nÃvel superior e de formação centram-se em argumentos e reflexões de macrocontexto. Os pouco qualificados distinguem o trabalho real (sobrevivência) do trabalho ideal (escolarizados).
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Como Citar
Gondim, S. M. G., Feitosa, G. N., & Chaves, M. (1). A imagem do trabalho: um estudo qualitativo usando fotografia em grupos focais. Revista De Administração Contemporânea, 11(4), 153-174. https://doi.org/10.1590/S1415-65552007000400008
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Artigos
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