Fatores de sucesso e insucesso na implementação de sistemas de informação gerencial: estudo do caso do segmento de exploração e produção de petróleo da Petrobrás S/A



Artigo principal Conteúdo

Aracéli Cristina de Sousa Ferreira
André Luiz Bufoni

Resumo

Recentes estudos indicam existir um paradoxo em sistemas de informação: ainda que teoricamente perfeitos, muitos se tornam fracassos durante a implementação. Este estudo tem por objetivo o melhor entendimento das causas do sucesso e insucesso dos sistemas de informação gerenciais. Da revisão de literatura são reconhecidos quatro constructos que parecem influenciar no sucesso de sistemas de informação (1) complexidade, (2) participação do usuário, (3) apoio da direção, (4) equipe de desenvolvimento. Testa-se então a existência destes fenômenos por meio do estudo de caso da implementação de um sistema de informações gerenciais no segmento de exploração e petróleo da Petrobrás Petróleo Brasileiro S.A. Os resultados indicam que as variáveis apresentaram significativa capacidade de explicação do insucesso do sistema, sendo mais verificáveis o apoio da direção e a complexidade e que avaliações mais formais devem preceder a fase de investimentos em projetos de adoção de novos sistemas.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Ferreira, A. C. de S., & Bufoni, A. L. (1). Fatores de sucesso e insucesso na implementação de sistemas de informação gerencial: estudo do caso do segmento de exploração e produção de petróleo da Petrobrás S/A. Revista De Administração Contemporânea, 10(2), 9-31. https://doi.org/10.1590/S1415-65552006000200002
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Aracéli Cristina de Sousa Ferreira, Universidade de São Paulo

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP). Professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Suas áreas de interesse em pesquisa são contabilidade ambiental e contabilidade gerencial. 

André Luiz Bufoni, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor na UFRJ. Suas áreas de interesse em pesquisa são contabilidade gerencial, controladoria, contabilidade financeira, métodos e técnicas de pesquisa em administração, orçamento empresarial.