Avaliação de treinamento a distância: reação, suporte à transferência e impactos no trabalho



Artigo principal Conteúdo

Renata Silveira Carvalho
Gardênia Abbad

Resumo

O uso da Internet em treinamentos a distância vem sendo enfatizado, porém se percebem poucas avaliações sistemáticas dessas intervenções. A presente pesquisa avalia modelos de predição de três variáveis critério: Escores de Aprendizagem e Impacto do Treinamento no Trabalho, medido em Profundidade e em Amplitude. As variáveis antecedentes dos modelos integram os componentes de Reação, Características da Clientela e Suporte à Transferência. Foi avaliado um curso a distância, mediado pela Internet, oferecido gratuitamente em nível nacional. A coleta de dados foi realizada por questionários digitalizados, hospedados em páginas da Internet. Os arquivos de dados utilizados tiveram variação de 340 a 1.659 casos. Realizaram-se análises de regressão múltipla padrão e stepwise. O modelo de predição de Escores de Aprendizagem indica influência das variáveis de uso de ferramentas de interação e Reação a Resultados e Aplicabilidade. Os modelos de investigação de Impactos no Trabalho revelam relação positiva com indivíduos que percebem mais favoravelmente os resultados e a aplicabilidade do curso, relatam não haver suporte à transferência e têm elaborado um plano de negócio. São discutidas as limitações do estudo, suas contribuições e implicações práticas e teóricas.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Carvalho, R. S., & Abbad, G. (1). Avaliação de treinamento a distância: reação, suporte à transferência e impactos no trabalho. Revista De Administração Contemporânea, 10(1), 95-116. https://doi.org/10.1590/S1415-65552006000100006
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Renata Silveira Carvalho, Universidade de Brasília

Mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de Brasília (UnB). Professora da Faculdade Brasília de Tecnologia, Ciências e Educação (FacBrasília) e Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN). Integrante do Núcleo de Excelência em Treinamento e Comportamento no Trabalho (PRONEX/CNPq). Instrutora e consultora em Treinamento e Desenvolvimento, Comportamento Organizacional e Ergonomia. Suas áreas de interesse em pesquisa são treinamento, desenvolvimento e educação, presencial e a distância.

Gardênia Abbad, Universidade de Brasília

Doutora em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de Brasília (UnB). Professora adjunta do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia nos cursos de graduação e pós-graduação stricto e lato sensu em Psicologia e nos cursos de Especialização e Mestrado Profissional na Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Universidade de Brasília (UnB). Consultora e instrutora nas áreas de treinamento, desenvolvimento, educação corporativa e comportamento organizacional. Integrante do Núcleo de Excelência em Treinamento e Comportamento no Trabalho (PRONEX/CNPq). Suas principais áreas de interesse em pesquisa são aprendizagem em organizações, treinamento, desenvolvimento e educação corporativa, cursos presenciais e a distância e qualificação profissional.