Management accounting profile of firms located in Brazil: a field study



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Fábio Frezatti

Resumo

As empresas têm que dispor de recursos que proporcionam vantagens competitivas, fatores importantes para o sucesso. Existe uma grande variedade de tais recursos - incluindo sistemas, conceitos de participação, modelos e estrutura organizacional. Devem ser considerados como componentes das práticas gerenciais. Cada empresa pode ser caracterizada como tendo uma configuração singular, única, em termos de ferramentas que pode ser reconhecida como perfil da empresa. Esta pesquisa analisa a aderência conceitual (que é uma relação entre a teoria e o que foi encontrado no mercado) em relação às práticas gerenciais das empresas Brasileiras de médio e grande portes. A utilização da estatística multivariada permitiu a identificação de cinco clusters dentro do grupo de empresas estudadas. A principal conclusão, para a amostra, é que a aderência conceitual aos componentes táticos é maior do que aos estratégicos. Adicionalmente, ficou evidenciada que os componentes de contribuições mais recentes são aqueles menos utilizados, similarmente ao que foi constatado pelos pesquisadores americanos e britânicos.

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Como Citar
Frezatti, F. (1). Management accounting profile of firms located in Brazil: a field study. Revista De Administração Contemporânea, 9(spe2), 95-109. https://doi.org/10.1590/S1415-65552005000600008
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Fábio Frezatti, Universidade de São Paulo

Professor Associado do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEAUSP). Pesquisador e bolsista CNPq. Diretor Administrativo da FIPECAFI. Suas áreas de interesse em pesquisa são planejamento, controle e avaliação de desempenho empresarial, gestão de valor nas empresas, aspectos comportamentais do planejamento e controle.