As compras não planejadas em supermercados: a importância do tempo e da organização da loja na determinação dos gastos



Artigo principal Conteúdo

Claudio Felisoni de Angelo
João Paulo de Lara Siqueira
Luiz Paulo Lopes Fávero

Resumo

As transformações que vêm ocorrendo no mercado de consumo brasileiro têm exigido das empresas comerciais atenção cada vez maior para os aspectos operacionais. O presente trabalho procura analisar de modo particular como o tempo de permanência nas áreas de compra e a importância atribuída à disposição dos produtos nos corredores e gôndolas afetam os gastos totais, dando especial atenção aos gastos não planejados. Partindo de um levantamento realizado pelo Programa de Administração de Varejo (PROVAR) no segundo semestre de 2001, construíram-se dois modelos: um para o grupo dos indivíduos que gastaram mais que o planejado e outro para os que consumiram de maneira igual ou abaixo do previamente estabelecido por eles. Verificou-se que os gastos são muito sensíveis ao tempo de permanência na loja. Quanto à disposição dos produtos, observou-se que, para o grupo daqueles que gastaram menos que o planejado, a colocação dos produtos complementares próximos reduz os gastos.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Angelo, C. F. de, Siqueira, J. P. de L., & Fávero, L. P. L. (1). As compras não planejadas em supermercados: a importância do tempo e da organização da loja na determinação dos gastos. Revista De Administração Contemporânea, 7(3), 149-162. https://doi.org/10.1590/S1415-65552003000300008
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Claudio Felisoni de Angelo, Universidade de São Paulo

Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo. Professor Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Suas áreas de interesse em pesquisa são varejo, serviços, distribuição e mercado de consumo.

João Paulo de Lara Siqueira, Universidade de São Paulo

Mestre e Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo, com interesse em pesquisa nas áreas de varejo, serviços, distribuição e mercado de consumo.

Luiz Paulo Lopes Fávero, Universidade de São Paulo

Mestrando em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo, com interesse em pesquisa nas áreas de varejo, serviços, distribuição e mercado de consumo.