Competências relevantes a profissionais da área de T&D de uma organização pública do Distrito Federal



Artigo principal Conteúdo

Maria de Fátima Bruno-Faria
Hugo Pena Brandão

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo principal elaborar um instrumento destinado a identificar competências profissionais relevantes a profissionais de T&D de uma organização pública do Distrito Federal, e, por conseqüência, evidenciar as necessidades de desenvolvimento de competências em seus diferentes segmentos. Para tanto, foram realizadas pesquisas quantitativas (survey) e qualitativas (análise de documentos, entrevistas e técnicas de brainstorming e brainwriting). Para a construção do questionário, que em sua versão final ficou com 86 itens, foram realizadas análises semântica e de juízes. Os dados foram coletados por aplicação coletiva do instrumento, sendo a amostra constituída por 66 servidores da organização. Os resultados revelaram que, em média, as competências profissionais descritas no questionário foram consideradas muito importantes para o bom desempenho dos referidos servidores. Além disso, foram identificadas algumas competências que necessitam ser desenvolvidas pela implementação de ações de aprendizagem.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Bruno-Faria, M. de F., & Brandão, H. P. (1). Competências relevantes a profissionais da área de T&D de uma organização pública do Distrito Federal. Revista De Administração Contemporânea, 7(3), 35-56. https://doi.org/10.1590/S1415-65552003000300003
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Maria de Fátima Bruno-Faria, Universidade de Brasília

Mestre e Doutoranda em Psicologia Social e do Trabalho na Universidade de Brasília. Professora Colaboradora do Instituto de Cooperação e Assistência Técnica da Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal, além de Consultora de Instituições Públicas. Suas áreas de interesse em pesquisa são criatividade e inovação nas organizações, gestão de competências.

Hugo Pena Brandão, Universidade de Brasília

Mestre em Administração pela Universidade de Brasília. Professor Colaborador da Fundação Getulio Vargas e da Universidade de Brasília, além de Gerente da Divisão de Capacitação Corporativa do Banco do Brasil e Consultor de Empresas. Suas áreas de interesse em pesquisa são gestão estratégica de recursos humanos, gestão de competências, educação corporativa, aprendizagem organizacional.