Alinhamento estratégico entre os planos de negócio e de tecnologia de informação: um modelo operacional para implementação



Artigo principal Conteúdo

Ângela F. Brodbeck
Norberto Hoppen

Resumo

O alinhamento estratégico, aliado ao planejamento estratégico, é um importante instrumento de gestão. Por isso, novas abordagens para a operacionalização do alinhamento podem auxiliar a gestão corporativa em suas decisões e influir no desempenho organizacional. Este estudo, de natureza exploratória, teve por objetivo desenvolver um modelo operacional de alinhamento estratégico entre objetivos e estratégias de negócio e de tecnologia de informação, no qual convergem elementos promotores de alinhamento dos modelos clássicos de alinhamento estratégico, estudos sobre metodologia de implementação de planos estratégicos e de sistemas integrados de informação e resultados obtidos por meio da observação da promoção de alinhamento em múltiplos estudos de caso. Os principais resultados encontrados mostram que as organizações estão promovendo o alinhamento estratégico com maior ou menor intensidade, mesmo que de forma empírica e parcial; apontam os elementos metodologia e instrumentação da gestão como principais promotores de alinhamento durante a etapa de implementação do processo de planejamento; e revelam a importância destes dois elementos no comprometimento das pessoas envolvidas no processo de planejamento e no atingimento das metas planejadas.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Brodbeck, Ângela F., & Hoppen, N. (1). Alinhamento estratégico entre os planos de negócio e de tecnologia de informação: um modelo operacional para implementação. Revista De Administração Contemporânea, 7(3), 9-33. https://doi.org/10.1590/S1415-65552003000300002
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ângela F. Brodbeck, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Suas áreas de interesse em pesquisa são planejamento estratégico de tecnologia de informação, sistemas de informações gerenciais e estratégicos, sistemas de informação integrados e metodologias de implementação.

Norberto Hoppen, Université Pierre Mendès-France

Doutor em Administração de Empresas pela Université Pierre Mendès-France, França. Professor Titular da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Suas áreas de interesse em pesquisa são planejamento estratégico de tecnologia de informação, sistemas de informações gerenciais e estratégicos, sistemas de apoio à decisão, sistemas de informação integrados e seu impacto.