Comentários sobre em busca do conceito de linha de pesquisa e outras reflexões sobre o tema



Artigo principal Conteúdo

Jaime Evaldo Fensterseifer

Resumo

A escolha do tema Linhas de Pesquisa para a seção Documentos e Debates deste número da Revista de Administração Contemporânea (RAC) foi, sem dúvida, muito feliz e oportuna por várias razões: pela sua importância na organização das atividades de pesquisa e, conseqüentemente, no desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico; pelo amplo uso que fazem do conceito (ou conceitos) de linha de pesquisa a Capes, tanto na avaliação de propostas de novos cursos como na avaliação dos Programas de Pós-Graduação (PPG) integrantes do Sistema Nacional de Pós-Graduação, e o CNPq, no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil; e, apesar da reconhecida importância do conceito pela comunidade acadêmica, pela confusão que existe sobre ele.

A minha expectativa em relação ao ensaio do Professor Jairo Eduardo Borges-Andrade foi plenamente confirmada, não tendo havido qualquer excesso de confiança. Mas a concordância com o texto apresentado, se, por um lado, me deixa feliz e rassuré, por outro torna frustrante o trabalho de escrever a réplica. Assim, não tenho outro caminho senão o de tentar acrescentar e complementar alguns aspectos levantados no ensaio. E o espaço que vislumbro como contribuição é o de aprofundar um pouco a questão da hierarquia entre área de concentração, linhas de pesquisa e projetos, bem como apresentar algumas reflexões que podem contribuir para introduzir alguns elementos dinâmicos à definição apresentada.



Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Fensterseifer, J. E. (1). Comentários sobre em busca do conceito de linha de pesquisa e outras reflexões sobre o tema. Revista De Administração Contemporânea, 7(2), 171-176. https://doi.org/10.1590/S1415-65552003000200010
Seção
Documentos e Debates
Biografia do Autor

Jaime Evaldo Fensterseifer, California University

Doutor em Administração pela California University, USA. Professor Titular da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Suas áreas de interesse em pesquisa são estratégia de produção, redes de cooperação, aquisição e gestão de recursos estratégicos.