Avaliação da usabilidade em sistemas de informação: o caso do Sistema Submarino



Artigo principal Conteúdo

Simone Bacellar Leal Ferreira
Julio Cesar Sampaio do Prado Leite

Resumo

A informação de qualidade é essencial para qualquer organização e, assim, as organizações necessitam de sistemas de informação fáceis de serem usados. Essa necessidade de informação qualificada e de boa usabilidade torna a interface com o usuário parte fundamental dos sistemas de informação. Por ser a parte visível do software, por meio da qual os usuários se comunicam com os sistemas para executarem suas tarefas, é preciso que ela seja amigável, ou seja, de fácil utilização e que atenda as expectativas e necessidades de seus usuários. Para obter tais interfaces, deve ser dada atenção especial aos requisitos relacionados às entradas de dados e à exibição de informação. Apesar da obviedade das afirmações, não é freqüente na definição de sistemas de informação uma preocupação com sua usabilidade. O nosso objetivo é demonstrar por meio de uma análise de um site de comércio eletrônico, uma série de requisitos não funcionais que deveriam estar sempre presentes no projeto de interfaces de software que dão apoio a sistemas de informação.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Ferreira, S. B. L., & Leite, J. C. S. do P. (1). Avaliação da usabilidade em sistemas de informação: o caso do Sistema Submarino. Revista De Administração Contemporânea, 7(2), 115-136. https://doi.org/10.1590/S1415-65552003000200007
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Simone Bacellar Leal Ferreira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora dos Cursos de Graduação e Mestrado em Administração das Faculdades IBMEC. Suas áreas de interesse em pesquisa são arquitetura da informação, usabilidade, interação homem-máquina, sistemas de informação e uso de cores.

Julio Cesar Sampaio do Prado Leite, Universidade da Califórnia

Ph.D. em Ciência da Computação pela Universidade da Califórnia, USA. Professor Adjunto do Departamento de Informática e Ciência da Computação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Professor Associado do Departamento de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, além de Editor Associado do Requirements Engineering Journal. Suas áreas de interesse em pesquisa são sistemas de informação, engenharia de software, engenharia de requisitos.