Um estudo empírico sobre os benefícios da procura e do uso da Internet como fonte de informações



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José Mauro da Costa Hernandez

Resumo

Este estudo replica estudos anteriores sobre os benefícios da procura de informações e introduz a Internet como fonte de informações para investigar se seus usuários obtiveram mais benefícios na compra de automóveis novos que os não usuários. Os resultados, além de terem permitido a identificação de amplo conjunto de variáveis que determinaram o tempo de procura, também levaram à conclusão que os compradores que utilizaram a Internet como fonte de informações investiram mais tempo na procura do que os compradores que não a utilizaram. Este resultado provavelmente é decorrente da diferença entre os perfis dos dois grupos (os usuários da Internet são mais jovens, possuem mais anos de educação formal e têm renda superior, características geralmente associadas a pessoas que investem mais tempo em procura). Quando os dois grupos foram analisados em conjunto, verificou-se que o tempo investido em procura não esteve associado positivamente com a obtenção de maiores descontos na compra de automóveis novos. No entanto, ao analisar-se os dois grupos separadamente, constatou-se que o tempo de procura esteve positivamente associado com a obtenção de maiores descontos para o grupo de usuários da Internet, mas não para o grupo de não usuários. Discute-se os resultados obtidos e sugere-se algumas modificações no modelo teórico.

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Como Citar
Hernandez, J. M. da C. (1). Um estudo empírico sobre os benefícios da procura e do uso da Internet como fonte de informações. Revista De Administração Contemporânea, 6(3), 149-173. Recuperado de https://rac.anpad.org.br/index.php/rac/article/view/187
Seção
Artigos
Biografia do Autor

José Mauro da Costa Hernandez, Universidade de São Paulo

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo e Doutorando em Administração de Empresas na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas. Pesquisador Visitante na Universidade de Maryland, USA, com interesse em pesquisa na área de marcas e comportamento do consumidor na Internet.