Posicionamento estratégico e desempenho de mercado da indústria farmacêutica à luz da tipologia de Porter



Artigo principal Conteúdo

Antonio Felipe de Almeida Pinho
Jorge Ferreira da Silva

Resumo

Este estudo tem como objetivo principal identificar de que modo, na indústria farmacêutica brasileira, as estratégias escolhidas pelas empresas, durante o período compreendido entre 1995 e 1998, influenciaram os seus posicionamentos e, conseqüentemente, impactaram os seus desempenhos de mercado. Apresenta, ainda, à luz da teoria de Porter (1980,1985) sobre estratégias competitivas, as estratégias relevantes para as empresas pertencentes à indústria farmacêutica brasileira durante o período pesquisado, bem como identifica os grupos estratégicos formados pelos componentes desse segmento industrial. Para tanto, foram utilizadas informações a respeito de 50 laboratórios, formando, assim, um banco de dados. Essa base de dados contém informações sobre o comportamento estratégico das empresas a partir de onze variáveis de estratégias perseguidas e de quatro variáveis de desempenho levantadas na literatura especializada. Os dados foram analisados estatisticamente com o uso destes procedimentos: análise de fatores, análise de cluster e análise multivariada da variância. Os resultados obtidos nessa análise sugerem que as diferenças de desempenho médio dos grupos estratégicos formados podem ser explicadas em função das diferenças entre as decisões estratégicas de cada empresa da amostra.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Pinho, A. F. de A., & Silva, J. F. da. (1). Posicionamento estratégico e desempenho de mercado da indústria farmacêutica à luz da tipologia de Porter. Revista De Administração Contemporânea, 5(3), 27-52. https://doi.org/10.1590/S1415-65552001000300003
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Antonio Felipe de Almeida Pinho, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Coordenador de Database Marketing da Readers Digest Brasil, com interesse em pesquisa na área de gerência estratégica.

Jorge Ferreira da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutor em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Coordenador de Pós-Graduação em Administração de Empresas e Professor da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Sua área de interesse em pesquisa é gerência estratégica.