The Impact of Evaluation Use on Accounting Programs' Performance: An Exploratory Study

Sheizi Calheira de Freitas

Resumo

O programa Brasileiro de avaliação da educação superior, largamente conhecido pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), representa um esforço governamental para reunir informações sobre a qualidade dos cursos de graduação. Como produto da avaliação, um relatório é disponibilizado para cada curso avaliado. O objetivo desse estudo foi conhecer qual é o impacto do uso do relatório de avaliação do ENADE sobre a performance dos cursos de graduação em Ciências Contábeis na avaliação subsequente. Fundamentado teoricamente na literatura sobre o uso de resultados de avaliação, um questionário foi desenvolvido e aplicado entre os Coordenadores dos cursos de contabilidade em todo país. Com base em uma taxa de resposta de 62% da população estudada e através dos resultados de regressões múltiplas, constatou-se a existência de uma correlação positiva entre o uso do relatório do ENADE e o desempenho dos cursos de Contabilidade na avaliação subsequente. De acordo com a literatura revisada e a partir dos resultados desse estudo, depreende-se que o uso dos relatórios derivados da avaliação dos cursos de graduação em Ciências Contábeis, realizada pelo Governo brasileiro, pode influenciar as decisões dos gestores das instituições de ensino de modo a promover melhorias nos programas.

Palavras-chave

uso de resultados de avaliação; desempenho; ensino superior; Ciências Contábeis

Texto completo:

PDF (English)

Apontamentos

  • Não há apontamentos.
';