The Impact of Evaluation Use on Accounting Programs' Performance: An Exploratory Study
Artigo principal Conteúdo
Resumo
O programa Brasileiro de avaliação da educação superior, largamente conhecido pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), representa um esforço governamental para reunir informações sobre a qualidade dos cursos de graduação. Como produto da avaliação, um relatório é disponibilizado para cada curso avaliado. O objetivo desse estudo foi conhecer qual é o impacto do uso do relatório de avaliação do ENADE sobre a performance dos cursos de graduação em Ciências Contábeis na avaliação subsequente. Fundamentado teoricamente na literatura sobre o uso de resultados de avaliação, um questionário foi desenvolvido e aplicado entre os Coordenadores dos cursos de contabilidade em todo país. Com base em uma taxa de resposta de 62% da população estudada e através dos resultados de regressões múltiplas, constatou-se a existência de uma correlação positiva entre o uso do relatório do ENADE e o desempenho dos cursos de Contabilidade na avaliação subsequente. De acordo com a literatura revisada e a partir dos resultados desse estudo, depreende-se que o uso dos relatórios derivados da avaliação dos cursos de graduação em Ciências Contábeis, realizada pelo Governo brasileiro, pode influenciar as decisões dos gestores das instituições de ensino de modo a promover melhorias nos programas.
Histórico de Downloads
Não há dados estatísticos.
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Freitas, S. C. de. (1). The Impact of Evaluation Use on Accounting Programs’ Performance: An Exploratory Study. Revista De Administração Contemporânea, 20(6), 733-752. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2016150320
Seção
Artigos
Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à RAC. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nas versões em formato PDF do artigo.