Efeitos da Música ao Vivo e Mecanizada em Ambientes de Varejo Supermercadista



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Marconi Freitas da Costa
Salomão Alencar de Farias

Resumo

Este artigo teve o objetivo de analisar o efeito da música ao vivo, comparada à música mecanizada, além da ausência de música, sobre o comportamento do consumidor em ambientes supermercadistas. Foram realizados dois experimentos de campo, em dois supermercados. Os resultados dos dois estudos mostram evidências empíricas de que a música ao vivo, comparada à música mecanizada (e à sua ausência), é capaz de influenciar os aspectos afetivos dos consumidores, levando os mesmos a avaliarem o ambiente de varejo de forma mais positiva, a apresentarem intenções de comportamento mais favoráveis, como recomendar a empresa para amigos, fazer comentários positivos, entre outros. Além disso, a música ao vivo mostra-se mais influente sobre o comportamento do consumidor quando estes estão menos concentrados com a atividade de compra.

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Como Citar
Costa, M. F. da, & Farias, S. A. de. (1). Efeitos da Música ao Vivo e Mecanizada em Ambientes de Varejo Supermercadista. Revista De Administração Contemporânea, 20(2), 154-174. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2016150019
Seção
Artigos