Empreendedorismo Religioso: Um Estudo sobre Empresas que Exploram o Nicho da Religiosidade



Artigo principal Conteúdo

Alex Fernando Borges
Alessandro Gomes Enoque
Jacquelaine Florindo Borges
Lorrana Laila Silva de Almeida

Resumo

O objetivo deste trabalho consistiu em compreender as particularidades da manifestação do empreendedorismo religioso em empresas que nascem no contexto da religião e comercializam artigos religiosos. A partir de um quadro teórico que articula as definições de empreendedorismo e processo empreendedor, e que estabelece relações entre empreendedorismo e religião, foram estudadas, por meio de pesquisa qualitativa, 22 empresas que comercializam produtos de diferentes denominações religiosas, situadas nas três maiores cidades da região do Triângulo Mineiro. Os resultados mostram a manifestação de um tipo particular de empreendedorismo, observado através das seguintes categorias: o empreendedor religioso, envolvendo a análise da ideia e das motivações individuais para a abertura da empresa; a religião enquanto oportunidade de negócio, envolvendo a análise do contexto e dos aspectos religiosos e comerciais que influenciam o processo do empreendedorismo religioso; e os resultados desta ação empreendedora, envolvendo os efeitos concretos e simbólicos do empreendedorismo religioso.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Borges, A. F., Enoque, A. G., Borges, J. F., & Almeida, L. L. S. de. (1). Empreendedorismo Religioso: Um Estudo sobre Empresas que Exploram o Nicho da Religiosidade. Revista De Administração Contemporânea, 19(5), 565-583. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac20151626
Seção
Artigos