Liderança: Um Retrato da Produção CientÃfica Brasileira
Artigo principal Conteúdo
Resumo
O tema liderança, pertencente ao campo de estudos do comportamento organizacional, é proficuamente pesquisado em âmbito internacional há aproximadamente um século. E no Brasil? O objetivo deste artigo é analisar a produção cientÃfica brasileira em liderança publicada em 15 periódicos nacionais de psicologia e administração entre 1996 e 2013. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática de 35 relatos de pesquisas empÃricas que tratam de papéis e perfis de liderança. Os achados demonstram que predominam estudos transversais, exploratórios, com métodos qualitativos, que usam entrevistas para a coleta e análise de conteúdo para o tratamento dos dados. O setor privado da economia e o segmento de serviços são os mais pesquisados. A análise das caracterÃsticas dos artigos encontrados permite concluir que a produção cientÃfica brasileira neste tema parece defasada quando comparada a outras áreas do campo do comportamento organizacional e à s pesquisas feitas no exterior. Os principais problemas e desafios são discutidos e recomendações são propostas para a construção de uma agenda nacional de pesquisas sobre liderança.
Histórico de Downloads
Não há dados estatÃsticos.
Não há dados estatÃsticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Fonseca, A. M. de O., Porto, J. B., & Borges-Andrade, J. E. (1). Liderança: Um Retrato da Produção CientÃfica Brasileira. Revista De Administração Contemporânea, 19(3), 290-310. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac20151404
Edição
Seção
Artigos
Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à RAC. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nas versões em formato PDF do artigo.