Internet móvel nas organizações: fatores de adoção e impactos sobre o desempenho



Artigo principal Conteúdo

Guilherme Lerch Lunardi
Décio Bittencourt Dolci
Jonatas Wendland

Resumo

Recentemente, destaca-se a integração da Internet e da telefonia móvel, culminando no surgimento de outra tecnologia, chamada Internet Móvel (IM). Embora venha despertando interesse entre executivos e acadêmicos, conhece-se pouco sobre a adoção dessa tecnologia nas organizações. Assim, objetivou-se neste estudo identificar os principais motivos que têm levado as organizações a adotar a IM, além de apurar os efeitos percebidos do uso dessa tecnologia no desempenho organizacional. O estudo se caracteriza como uma pesquisa quantitativa de caráter exploratório, realizada com 96 empresas localizadas no Rio Grande do Sul. Para tal, utilizou-se como base o modelo de adoção de TI proposto por Lunardi, Dolci e Maçada (2010). Os resultados obtidos sugerem que a adoção da Internet Móvel é influenciada por três distintos fatores: utilidade percebida, ambiente organizacional e pressões competitivas, sendo a utilidade percebida o principal motivador. No que se refere aos efeitos percebidos do uso da IM no desempenho organizacional, o estudo indica que a Internet Móvel aumenta principalmente a produtividade da empresa, sendo seguido pela obtenção de novos clientes, pelo aumento das receitas e, por fim, pela redução dos custos operacionais.

Histórico de Downloads

Não há dados estatísticos.


Detalhes do artigo

Como Citar
Lunardi, G. L., Dolci, D. B., & Wendland, J. (1). Internet móvel nas organizações: fatores de adoção e impactos sobre o desempenho. Revista De Administração Contemporânea, 17(6), 679-703. https://doi.org/10.1590/S1415-65552013000600004
Seção
Artigos