Estratégia em contextos complexos e pluralÃsticos
Artigo principal Conteúdo
Resumo
Hospitais são organizações complexas, pluralistas e paradoxais. Dois aspectos crÃticos da abordagem estratégica nessas organizações têm sido a formação de estratégias e a complexidade organizacional, influenciando uma dicotomia entre intenção e ação. O objetivo deste estudo foi analisar como ocorre o processo de formação de estratégias em hospitais, como sistemas complexos. Para tanto, examinou-se de que forma elementos da complexidade e elementos cognitivos influenciam a transformação de intenções em ações. O estudo se fundamentou na teoria estratégica em organizações e nas teorias da complexidade, com ênfase no processo de strategizing e sensemaking. Trata-se de um estudo comparativo de natureza qualitativa com abordagem multimetódica. Os dados foram analisados mediante técnicas de análise de narrativa e análise documental. Resultados demonstraram que o processo de formação de estratégias em hospitais é iterativo e criativo, e combina sensemaking e práxis, identificando-se um padrão de formação de estratégias.
Histórico de Downloads
Não há dados estatÃsticos.
Não há dados estatÃsticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Pascucci, L., & Meyer Jr., V. (1). Estratégia em contextos complexos e pluralÃsticos. Revista De Administração Contemporânea, 17(5), 536-555. https://doi.org/10.1590/S1415-65552013000500003
Edição
Seção
Artigos
Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à RAC. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nas versões em formato PDF do artigo.