Editorial



Main Article Content

Herbert Kimura

Abstract

Apresentamos, com satisfação, a primeira edição de 2013 da Revista de Administração Contemporânea - RAC.

Esta edição da RAC é composta por seis artigos, duas resenhas bibliográficas e uma nota bibliográfica.

O primeiro artigo, "A New Conceptual Model for Business Ecosystem Visualization and Analysis", de Luiz Felipe Hupsel Vaz, Antonio Roberto Ramos Nogueira, Marco Aurélio de Souza Rodrigues e Paula Castro Pires de Souza Chimenti, baseia-se em trabalho ganhador do Prêmio EMA 2012, tendo sido submetido à RAC em regime de fast track do V Encontro da Divisão de Marketing da ANPAD. O artigo estuda "os efeitos de externalidade de rede e de softwares superstars na visualização e análise de ecossistemas de negócios". A discussão do texto implica avaliações a partir de "um gráfico que mostra o posicionamento estratégico de editores e plataformas", podendo ser utilizado "para apoiar a análise de fusões, aquisições e alianças".

No segundo artigo, "Instituições de Suporte, Serviços e Desempenho: um Estudo em Aglomeração Turística de Santa Catarina", Valmir Emil Hoffmann e Lucila Maria de Souza Campos investigam "as instituições de suporte à atividade turística em destinos turísticos na região do litoral norte de Santa Catarina". A partir de análises de dados primários e secundários e do uso de técnicas quantitativas, os autores identificam "que há diversidade de instituições na região, mas que isso não se reflete em diversidade de serviços que se concentram nas assessorias". Esse trabalho foi analisado sob o regime de fast track do XXXVI Encontro da ANPAD.

O terceiro artigo, "Gestão de Ativos de Propriedade Intelectual: um Estudo sobre as Práticas da Braskem S.A.", de Elisabeth Loiola e Tatiana Mascarenhas, procura "identificar o nível de alinhamento entre as práticas de gestão de ativos de Propriedade Intelectual (PI) da Braskem S.A. e o postulado pela literatura em termos de orientação estratégica". Os resultados evidenciam que "Práticas de gestão de PI estão alinhadas à estratégia empresarial e sofrem influências da estrutura de mercado, corroborando apenas parcialmente indicações da literatura revisada".

Já no quarto artigo, "Desempenho Acadêmico e a Teoria do Prospecto: Estudo Empírico sobre o Comportamento Decisório", Henrique Fonseca Genelhu Soares e Claudio Henrique da Silveira Barbedo estudam "a relação estatística entre a racionalidade das escolhas e o desempenho acadêmico dos discentes de Graduação de um Centro Universitário". Em particular, "Com base em questionários de coleta de dados e de regressões Logit, os resultados da pesquisa apontaram que a variável desempenho acadêmico (DA) apresenta relação direta com a racionalidade de escolhas e altera a ação dos vieses cognitivos sobre o processo decisório dos agentes".

No quinto artigo, "Evidências do Entendimento de Quatro Pronunciamentos Contábeis por Auditores Independentes do Brasil", Neirilaine Silva de Almeida e Sirlei Lemes avaliam "as interpretações dos auditores independentes no que concerne a quatro Pronunciamentos Contábeis brasileiros". Utilizando pesquisa baseada em questionário, o trabalho identifica que "as interpretações de três Pronunciamentos Contábeis foram estatisticamente distintas, em função do tamanho da empresa ou da familiaridade com as IFRS ou, ainda, do tempo de experiência com atividades relacionadas às IFRS".

O sexto artigo, "Os Elementos de Coordenação Informal em uma Unidade Policial de Operações Especiais", de Marco Tulio Zanini, Carmen Pires Migueles, Marcio Colmerauer e Juliana Mansur, estuda os "elementos de coordenação informal na gestão de equipes de alto desempenho atuando em cenários complexos e imprevisíveis". A partir de análises qualitativas e quantitativas, os autores encontram resultados que "apontam para o sentido de missão comum, para as relações de confiança e para a qualidade da liderança como elementos centrais e explicativos da coordenação informal".

Finalmente, essa edição da RAC apresenta, ainda, duas resenhas bibliográficas e uma nota bibliográfica. Diego Bonaldo Coelho faz a análise da obra "Franquias Brasileiras: Estratégia, Empreendedorismo, Inovação e Internacionalização", organizada por Pedro Lucas de Resende Melo e Tales Andreassi, enquanto Edvalter Becker Holz realiza a resenha da obra "Clínicas do Trabalho: Novas Perspectivas para Compreensão do Trabalho na Atualidade", organizada por Pedro F. Bendassolli e Lis Andrea P. Soboll. A nota bibliográfica é elaborada por Magnus Luiz Emmendoerfer e versa sobre a obra "Trabalho e Desgaste Mental: o Direito de ser Dono de Si Mesmo", de Edith Seligmann-Silva.

Desejamos um ótimo 2013 a todos os leitores: um ano novo de muitas conquistas e, principalmente, de muitas pesquisas e publicações.

Boa leitura!



Downloads

Download data is not yet available.


Article Details

How to Cite
Kimura, H. (1). Editorial. Journal of Contemporary Administration, 17(1), 1-2. https://doi.org/10.1590/S1415-65552013000100001
Section
Editorial