Editorial



Main Article Content

Herbert Kimura

Abstract

A nova edição da RAC – Revista de Administração Contemporânea – apresenta seis artigos e uma nota bibliográfica.

No primeiro artigo, "A Evolução do Ensino da Pós-graduação Estrito Senso em Administração no Brasil", Claudia Brito Silva Cirani, Heloísa Helena Marques da Silva e Milton de Abreu Campanario analisam a evolução do ensino da pós-graduação em Administração no Brasil, no período de 1998 a 2011, evidenciando um desenvolvimento tanto quantitativo quanto qualitativo, destacando que ainda persiste "uma enorme desigualdade na distribuição regional dos programas".

O segundo artigo, por sua vez, "Conexões Políticas e Desempenho: um Estudo das Firmas Listadas na BM&FBovespa", de Sílvio Parodi Oliveira Camilo, Rosilene Marcon e Rodrigo Bandeira-de-Mello, "apresenta um estudo longitudinal, estruturado de acordo com os mandatos presidenciais, compreendendo o período de análise de 1998 a 2009", e investiga relacionamentos entre ações políticas e desempenho de empresas.

Já no terceiro artigo, "Comunidades de Prática enquanto Viabilizadoras de Projetos Comuns em Ambientes Turbulentos: uma Abordagem Crítica", Patricia Gazzoli "analisa a experiência de uma comunidade de prática no Canadá, formada com o intuito de promover a melhoria de qualidade dos serviços públicos". O "artigo argumenta que o setor público pode inspirar as práticas privadas no sentido de utilizarem-se de comunidades de prática como estratégia para esvaziar o conteúdo ideológico de iniciativas e viabilizar esforços colaborativos".

O quarto artigo, "Racionalidades em Jogo em um Processo de Profissionalização Organizacional", de Henrique Muzzio, estuda "as especificidades envolvidas em um processo de profissionalização numa empresa familiar de grande porte". Observa-se uma diluição do legado do fundador "em nome de outros valores, os quais foram associados a uma questão de competitividade e de longevidade organizacional".

Além desses, o quinto artigo, "Dinâmica da Produtividade e Eficiência dos Gastos na Educação dos Municípios Goianos", de Carlos Rosano-Peña, Pedro Henrique Melo Albuquerque e Cecílio Elias Daher, avalia "a evolução da produtividade e da eficiência dos gastos com ensino feitos pelos municípios goianos, nos anos de 2005, 2007 e 2009, por meio do Índice de Produtividade de Malmquist combinado com o método Análise Envoltória de Dados (DEA) e da técnica de Cadeias de Markov".

Por fim, o sexto artigo, "Internacionalização Acelerada de Empresas de Base Tecnológica: o Caso das Born Globals Brasileiras", Fernanda Ferreira Ribeiro, Moacir Miranda Oliveira Jr. e Felipe Mendes Borini identificam que "a integração em cadeias produtivas globais e as habilidades gerenciais internacionais do empreendedor aparecem como os fatores que melhor discriminam a internacionalização das EBTs (Empresas de Base Tecnológica) born globals".

Mais uma vez, pode-se perceber a preocupação em apresentar ao leitor uma multiplicidade de temas e abordagens metodológicas. Dessa forma, a RAC busca fazer avançar os conhecimentos teórico e prático, e trazer diversas perspectivas de análise e técnicas de investigação, tanto na esfera da administração pública quanto na de administração de empresas privadas.

Finalmente, o conteúdo dessa edição da RAC é completado pela nota bibliográfica elaborada por Magnus Luiz Emmendoerfer sobre a obra "Desenvolvimento Territorial Sustentável no Brasil: Subsídios para uma Política de Fomento", organizada por Paulo Freire Vieira, Ademir Cazella, Claire Cerdan e Jean Paul Carrière.

Considerando as orientações do manual de Boas Práticas da Produção Científica para o caso de "publicação de artigo de autoria de dirigentes das instituições mantenedoras do periódico ou de quaisquer dos integrantes do Comitê de Política Editorial ou do Corpo Editorial Científico", evidenciamos que a avaliação do artigo do autor Rodrigo Bandeira-de-Mello (membro do Corpo Editorial Científico da RAC) seguiu os padrões normais de avaliação, assegurando-se isenção e independência. Por ser um artigo que recebeu prêmio na divisão de Contabilidade no EnANPAD 2011, foi selecionado para o regime de fast track do periódico e encaminhado diretamente à avaliação no sistema double blind review. O processo de análise iniciou-se ainda durante o período em que o professor Rogério Hermida Quintella era o editor geral do periódico. Foram realizadas três rodadas adicionais de aprimoramentos do texto até que a versão final fosse aprovada pelos pareceristas e pela editoria.

Por ser esta a última edição de 2012, aproveitamos para desejar aos professores, pesquisadores e alunos, além de uma ótima leitura, um excelente e produtivo final de ano.

Cordiais saudações



Downloads

Download data is not yet available.


Article Details

How to Cite
Kimura, H. (1). Editorial. Journal of Contemporary Administration, 16(6), 763-764. https://doi.org/10.1590/S1415-65552012000600001
Section
Editorial