Avaliação do impacto dos sistemas ERP sobre variáveis estratégicas de grandes empresas no Brasil



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Amarolinda I. Costa Zanela Saccol
Cristiane Drebes Pedron
Guilherme Liberali Neto
Marie Anne Macadar
Silvio César Cazella

Abstract

The article presents results from a survey in a sample of 70 out of the 500 best and biggest companies in Brazil according to Exame Magazine (2000). The research tried to evaluate the impact of ERP (Enterprise Resource Planning) systems on organizational strategic variables of those companies. The survey instrument adapts Mahmood and Soon's (1991) original model, which is aimed at evaluating the impact of Information Technology on such variables. The study measured 7 strategically important organizational variables: Buyers and Consumers; Competitive Rivalry; Suppliers; Market; Economics of Production; Internal Organizational Efficiency/Effectiveness and Inter-organizational Efficiency. The results reveal only a few contributions of ERP systems regarding the following organizational strategic variables: Buyers and Consumers, Competitive Rivalry, and Market. The ERP contributes to the Suppliers variable (relationship, monitoring etc.) and to the Production variable (productivity gains, economies of scale in software usage etc.). The ERP also contributes to the Internal Organizational Efficiency, and specially to the Inter-organizational Efficiency, improving the integration and communication between organizational units and with other organizations.

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How to Cite
Saccol, A. I. C. Z., Pedron, C. D., Liberali Neto, G., Macadar, M. A., & Cazella, S. C. (1). Avaliação do impacto dos sistemas ERP sobre variáveis estratégicas de grandes empresas no Brasil. Journal of Contemporary Administration, 8(1), 9-34. https://doi.org/10.1590/S1415-65552004000100002
Section
Articles
Author Biographies

Amarolinda I. Costa Zanela Saccol, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/UFRGS). Professora e pesquisadora da UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) e consultora ad hoc na área de Sistemas de Informação. Suas áreas de interesse em pesquisa são Administração da Tecnologia da Informação e Organizações.

Cristiane Drebes Pedron, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestre em Administração pela UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), Professora do Centro Universitário UNIVATES e consultora na área de Sistemas de Informação. Suas áreas de interesse em pesquisa são Sistemas de Informação e Marketing.

Guilherme Liberali Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre e Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/ UFRGS). Professor e pesquisador da UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) e consultor na área de Marketing e Sistemas de Informação. Suas áreas de interesse em pesquisa são Sistemas de Informação e Marketing.

Marie Anne Macadar, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/UFRGS). Professora e pesquisadora da UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) e consultora na área de Sistemas de Informações. Suas áreas de interesse em pesquisa são Administração da Tecnologia da Informação e Organizações.

Silvio César Cazella, Universidade Federaldo Rio Grande do Sul

Mestre e Doutorando em Ciência da Computação pela Universidade Federaldo Rio Grande do Sul (UFRGS). É professor e pesquisador da UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) e Consultor na área de Sistemas de Informação e Informática. Suas áreas de interesse em pesquisa são Sistemas de Informação e Informática.