Principais Direcionadores de Compra de Carnes em Hipermercados



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Lierk Kalyany Silva de Sousa
Vânia Ferreira Roque-Specht
Eduardo Monteiro de Castro Gomes

Resumo

Objetivo: a urbanização e migração para os grandes centros tem provocado mudanças no comportamento dos consumidores de carnes, não somente no que se refere a escolha do produto, mas também, ao processo de compra. Neste sentido, fatores como proximidade, disponibilidade do produto, e preço são relacionados como fatores que definem compras. Na tentativa de ampliar o entendimento sobre o que os consumidores consideram importante, este trabalho objetiva analisar os principais fatores associados ao consumo das carnes bovina, suína e de frango no Distrito Federal, Brasil. Métodos: a pesquisa foi realizada em três redes distintas de hipermercados. Realizou-se uma avaliação socioeconômica dos entrevistados, seguida da aplicação de um Survey, através de sentenças afirmativas estruturadas, categorizadas em dimensões sociocultural, econômica, saúde/ alimento e ambiente. As sentenças foram avaliadas através da Escala Likert de sete pontos. Os dados socioeconômicos dos entrevistados foram analisados por testes de Qui-quadrado e as respostas obtidas por meio da Escala Likert foram transformados em Mean Item Score (MIS). Resultados e Conclusões: os resultados indicaram que o controle de qualidade de exposição das carnes nos supermercados e a praticidade de encontrar o mesmo tipo de carne em vários locais são os principais influenciadores de tomada de decisão de compra pelos consumidores.

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Como Citar
Sousa, L. K. S. de, Roque-Specht, V. F., & Gomes, E. M. de C. (2020). Principais Direcionadores de Compra de Carnes em Hipermercados. Revista De Administração Contemporânea, 24(4), 335-348. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2020190097
Seção
Artigos