Editorial



Main Article Content

César Gonçalves Neto

Abstract

Esta edição da Revista de Administração Contemporânea apresenta dez artigos que contemplam diferentes áreas da Administração. Os autores são de onze diferentes universidades (três estrangeiras), sendo que quatro co-autorias ultrapassam as barreiras institucionais.

Paulo Ceretta e Carlos Niederauer utilizam dados sobre o montante de capital dos proprietários, capital de terceiros, receita total e resultados de semestre para analisar o nível de competição e o desempenho comparativo de 144 instituições bancárias no Brasil. Antonio Pinho e Jorge Ferreira da Silva apresentam um estudo sobre as estratégias escolhidas por empresas da indústria farmacêutica brasileira entre 1995 e 1998. À luz da teoria de Porter, o trabalho apresenta as estratégias competitivas relevantes, identificando os grupos estratégicos formados. O artigo de Davi Andrade e James Falk baseia-se em um estudo de caso envolvendo usuários de um Sistema de Informação Hospitalar na cidade do Recife e procura estabelecer a relação entre a eficácia do sistema, à medida que contribui para o alcance dos objetivos organizacionais, e o nível de melhoria percebida pelos usuários. Jairo Eduardo Borges-Andrade e Ronaldo Pilati, por meio de uma investigação envolvendo mais de 1.400 trabalhadores de diferentes organizações, procuram contribuir para a compreensão do comprometimento organizacional e suas relações com suporte e imagem nas organizações. Eduardo Davel e Hilka Machado consideram que as atuais transformações nas organizações contemporâneas sugerem uma nova dinâmica no exercício da influência; o artigo explora então essa dinâmica, desenvolvendo um esquema teórico que considera os fenômenos de liderança e de identificação em sua complementaridade. Alvaro Tamayo, utilizando uma amostra de 192 empregados, apresenta um estudo sobre o impacto das prioridades axiológicas, do gênero e da atividade física regular sobre o estresse no trabalho. Cristiane Alperstedt apresenta um estudo exploratório a respeito da definição de universidades corporativas, tendo por base a diferenciação entre tais universidades e os departamentos de treinamento. Sérgio de Mello e Martin Collins apresentam os resultados da sua pesquisa sobre mensuração de risco percebido em situações de compra (business-to-business) nos setores farmacêutico e de confecções nos maiores Estados da Federação Brasileira. Carlos Machado-Santos estuda os retornos gerados por carteiras de ações cobertas por opções, usando um esquema de cobertura discreto, em que as posições são revistas quando a ratio de cobertura diária varia para além de um valor específico. Finalmente, Gyorgy Varga apresenta um estudo sobre a avaliação de performance dos dez maiores fundos de ações oferecidos no mercado brasileiro, mostrando as dificuldades da aplicação dos principais indicadores de performance.

Tendo em vista o nosso objetivo de diminuir o tempo de espera para publicação dos artigos anteriormente aprovados, não nos sobra espaço para a apresentação, nesta edição, da seção Documentos. Da mesma forma, as seções sobre resenhas de livros e sobre casos brasileiros, ainda em estudos, ficam para os próximos números. Que esta edição atenda às expectativas dos nossos leitores. Os seus comentários serão bem vindos.



Downloads

Download data is not yet available.


Article Details

How to Cite
Gonçalves Neto, C. (1). Editorial. Journal of Contemporary Administration, 5(3), 1. https://doi.org/10.1590/S1415-65552001000300001
Section
Editorial