Editorial



Main Article Content

Herbert Kimura

Abstract

É com satisfação que apresentamos a nova edição da Revista de Administração Contemporânea – RAC. Esta edição contempla 6 artigos, três deles decorrentes de trabalhos apresentados no EnANPAD 2012 e submetidos ao periódico no regime de fast track.

O primeiro artigo, Desconstrução do Mito e Sucessão do Fundador em Empresas Familiares, de Antonio Carlos Soares Pereira, Adriane Vieira, Fernando Coutinho Garcia e Maria Teresa de Azeredo Roscoe, busca "identificar os fatores que contribuem para a desconstrução de um mito em uma empresa familiar que passa pelo processo de sucessão do fundador". Os resultados da análise do estudo indicam que a desconstrução do fundador-mito tem como fatores "a sua recusa em abordar temas relacionados a conflitos familiares; o comportamento de centralização e autoritarismo do mito; e a não transmissão do empreendedorismo para a geração sucessora".

No segundo artigo, Estratégia em Contextos Complexos e Pluralísticos, Lucilaine Pascucci e Victor Meyer Jr. analisam "o processo de formação de estratégias em hospitais, como sistemas complexos". Considerando conceitos de estratégia em organizações e complexidade, "com ênfase no processo de strategizing e sensemaking", os resultados indicam "que o processo de formação de estratégias em hospitais é iterativo e criativo, e combina sensemaking e práxis".

O terceiro artigo, Wittgenstein e a Administração: Potencialidades da Pragmática da Linguagem aos Estudos Organizacionais e à Estratégia, de Samir Adamoglu de Oliveira e Yára Lúcia Mazziotti Bulgacov, baseado em ensaio teórico, discute "as potencialidades que a noção wittgensteiniana de jogos de linguagem". É analisada a noção de jogos de linguagem, "com ênfase particular a temas dos EOs e ao strategizing organizacional".

No quarto artigo, Dionísio Usa Chilli Beans? – Análise Mitológica da Publicidade da "Marca da Pimenta", baseado em trabalho selecionado para fast track no EnANPAD 2012, Ildembergue Leite de Souza e André Luiz Maranhão de Souza Leão investigam como "o mito reproduzido na publicidade da Chilli Beans opera na significação" da marca, associando "a semiologia barthesiana à linguística saussuriana como uma forma de analisar a publicidade impressa" Os resultados sugerem "a reprodução de doze mitos" associados a uma narrativa "que dá significação à marca".

O quinto artigo, Gestão de Pessoas como Fator de Sucesso na Incorporação da Nossa Caixa pelo Banco do Brasil, de Hugo Pena Brandão, Rafael Almeida Costa Dutra da Silva, Isa Aparecida de Freitas, Stella Cristina Moraes Pereira, Wagner Soares Fernandes dos Santos, também decorre de trabalho submetido em regime de fast track do EnANPAD 2012. Neste trabalho, os autores avaliam "práticas de gestão de pessoas adotadas para facilitar a incorporação do Banco Nossa Caixa (BNC) pelo Banco do Brasil (BB)". Por meio de uma análise quantitativa, o estudo identifica que "ações empreendidas pelo BB foram eficazes e denotaram consideração pelas pessoas e pela cultura da empresa incorporada, embora existam diferenças de percepção entre segmentos de funcionários".

Finalmente, o sexto artigo, A Ética dos Alunos de Administração e de Economia no Ensino Superior, de Paulo Gama, Paulo Peixoto, Ana Maria Seixas, Filipe Almeida e Denise Esteves, estuda diversos aspectos de "alunos de administração e economia perante a fraude acadêmica". Por meio de uma pesquisa empírica, os autores identificam "a prevalência da fraude associada à avaliação por exame escrito e a significativa ausência de denúncia de fraude", revelando ainda "que o principal motivo para transgredir está relacionado com o sucesso acadêmico, e que o principal fator inibidor, com a dissuasão". Esse artigo deriva de trabalho analisado no regime de fast track, tendo sido premiado na Divisão de EPQ no EnANPAD 2012.

Desejamos a todos uma ótima leitura.

Cordiais saudações



Downloads

Download data is not yet available.


Article Details

How to Cite
Kimura, H. (1). Editorial. Journal of Contemporary Administration, 17(5), 1-1. https://doi.org/10.1590/S1415-65552013000500001
Section
Editorial